...Diariamente Ele prepara o nascer do Sol ao som do cântico dos pássaros, pinta nuvens no céu que parecem algodão doce, colore com aquarela um arco-íris e à noite estende um véu com estrelas brilhantes e prepara uma Lua incrível. Tudo isso para dizer o quão Ele se importa contigo. Ele te ama e isso é visto nos mínimos detalhes...

terça-feira, agosto 9

Traição é tudo igual? (e outras perguntas difíceis)









Queridas, esta foi a “semana da traição” aqui no Amor etc. Os dois posts anteriores deram o maior bafafá. Uma amiga minha, a Fernanda Santos, colocou um comentário muito interessante que vou repercutir aqui. A questão que ela coloca é: porque a maioria das mulheres acha “aceitável” ficar com uma cara que tem namorada (quando não a conhecem) e “terrível” ficar com um cara que namora uma moçoila conhecida???  

Eis um argumento:

“Quer dizer então que se você compra um produto roubado sabendo que ele é roubado, mas não sabe de quem era (ou a vítima não é sua amiga), tudo bem? Sinto lhe informar, mas o crime continua sendo crime se você conhece ou não a vítima. Você só está contribuindo para que o crime continue a acontecer.”
A questão está lançada, pessoal. Por que parece “menos grave” ficar com um homem comprometido quando nunca nem se viu a cara da namorada/esposa dele e mais “intragável” quando se conhece a traída, mesmo que só “de vista”???
Nossa, isso me faz pensar nas pessoas que comem carne e morrem de pena dos animais que são abatidos. Algumas quando veem uma galinha ser morta (pessoalmente ou em vídeo da internet) não consegue comer carne de frango em seguida. Ou comem morrendo de dó.
Somos hipócritas, oras! Algumas pessoas mais, outras menos. Mas ninguém pode bater no peito e se afirmar totalmente coerente. Caímos mesmo em contradição. Por exemplo, tem gente que tem para si que nunca ficaria com um homem comprometido, e provavelmente nunca vai ficar mesmo. Provavelmente! Porque às vezes falamos e depois pagamos língua, né? É que a maioria das pessoas sabe o que é certo (e o certo é não levar sofrimento a ninguém), mas a consciência luta com o desejo pelo prazer e…
O resultado é bem simplinho: os egoístas traem mais. Isso eu ouvi o psiquiatra e psicoterapeuta Gikovate dizer numa palestra. Ele divide a personalidade das pessoas em dois grandes grupos: generosos e egoístas.
Pessoas egoístas pensam na vantagem pessoal de uma atitude e muito depois na consequência de seus atos para outras pessoas. Se tiverem a chance de trair, traem. Para mulheres egoístas vale dar bola para cunhado, pegar namorado de amiga, se insinuar para a paixão platônica da prima… Para o homem egoísta também vale tudo – ou só não vale o que vai trazer alguma complicação pessoal.
As pessoas generosas não traem? Traem também. Mas em menor proporção e frequência. É muito mais difícil, segundo Gikovate, uma pessoa de personalidade generosa trair e isso sempre lhe traz dores de consciência.
Então  eu acredito que funciona assim: ela sabe que é errado, mas tenta arrumar “justificativas” para amenizar este desconforto. Como: “eu me apaixonei por ele antes dele começar a namorar” ou “eu nunca vi a namorada dele na vida” ou “meu relacionamento estava em crise, por isso trai”… É duro encarar que fazemos escolhas que sabemos que vão machucar alguém. Isso para quem não é mau-mau que nem o pica-pau. 
Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre a questão colocada pela minha amiga: porque ficar com um cara comprometido (quando nunca se viu a namorada dele) é praticável e com um que você conhece a namorada(mesmo não sendo amiga dela) parece mais impraticável?
Traição é tudo a mesma coisa (porque sempre envolve a quebra da confiança) ou existem atenuantes e agravantes (pois algumas  doem como dedo no olho e outras como uma facada nas costas…)?
Aproveitando este post, gostaria de fazer mais perguntas cabeludas sobre o assunto.
Ser traída pelo namorado com uma amiga sua é a pior das traições (por ser dupla)? Será? E ser traída por ele com uma “inimiga”, com aquela mulé que você acha mais desprezível no mundo (e ele sabe de sua opinião!) não seria ainda pior?
Traição pública é bem mais difícil de perdoar? Ou a frieza de esconder todas as provas seria pior?
Ah, e o que vocês acham “menos pior” (tudo é horrível, então escolham a opção que considerem menos amarga): A) eletransar com outra uma vez na vida e nunca mais B) ele se envolver emocionalmente com uma mulher pela internet, trocando e-mails cheios de intimidade e declarações de amor, mas sem contato físico … O que desce menos quadrado goela abaixo? Existe diferença (para quem é traído) entre infidelidade sexual e afetiva?
Beijos

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que a traição por algum garoto comprometido em que vc nao conheçe a gorota devido ao fato de nao saber quem seja, pra ela no momento tanto faz se ele possui ou não e acredito também que por nao conheçerem nao sabem se há sentimentos ou não nesse namoro de verdade, porque muitos casais que namoram ha muito tempo depois de algum certo tempo, já nao se amam como antes, apenas estão juntos por costume, que tiveram de uma vida a dois !

Anônimo disse...

Gosteiii ... da postagem acima é verdade
mais isso não só pra namorados, Casados .. tbm entram ... pois qtos não fazem a mesma coisa né?